terça-feira, 25 de maio de 2010

Enganado[re]s

Mentiras são disparadas a todo momento, dos lugares mais inesperados, das pessoas que dizem que te querem bem. No fundo todos sabem a verdade, enganados e enganadores. O enganador tenta convencer-se de que não estão fazendo mal algum. Já o enganado finge nada ver (até pra si mesmo).

Fechar os olhos para evitar pequenos atritos é bom, evita desgastes desnecessários. Mas fechar os olhos para grandes enganos é burrice.

Enganados:

Se conhece alguém assim não adianta alertar, enganados são cegamente burros. Estes só veem o que querem ver. Amam os mentirosos e menosprezam os verdadeiros. Têm mania de perseguição e geralmente são muito inseguros. Se poupam do sofrimento momentaneo da perda e preferem o longo sofrimento da incerteza. São manipuláveis. Mergulham de cabeça na mentira e por isso são protegidos da verdade nua e crua por serem considerados demasiadamente frágeis.

Enganadores:

Da mesma forma não adianta alertar, são mais burros que os enganados, acham que sempre se darão bem, afinal os enganados nunca duvidam/duvidarão deles. Só enxergam sua satisfação pessoal. Suas mentiras passam a ser verdades assim que proferidas, são uma espécie de compensação pelas frustrações do passado (frustar outras pessoas não apaga o que passou). São tão convincentes que enganam a si mesmos. Mas nada é pra sempre.

Resumindo: Têm que se ferrar mesmo. É errando que se aprende, alguns nem assim aprendem.


Meu porta moedas está cheio e eu vejo os dois lados de cada moeda. É decepcionante ver o caminho que estão tomando, mas enfim, cada um escolhe o seu caminho e esse é o deles e não o meu.

Quanto a mim, sou parte enganada e parte enganadora. Nenhum dos dois me domina, com o tempo aprendi a desconfiar e proteger-me. Engano (somente os enganados natos) e deixo-me enganar. É a minha multipolaridade agindo quando me convém.


2 comentários:

  1. tão profundo quanto eu cavo tu cavas e nós cavamos!! rs.

    Jogo da vida Buba, cada dia é uma experência nova, cada passo dado é uma conquista, e caminhando que vamos nos adaptando a esse jogo!

    Jules.

    ResponderExcluir